“Tudo começa no sonho e o meu era demasiado grande para desistir!”

Foi esta a frase que me despertou a atenção, que me levou a escolher este tema e a escrever este artigo. Já dizia o cantor Manuel Freire na sua música “Pedra Filosofal” que o sonho comanda a vida….
Para alimentar e concretizar o sonho precisamos de sentir uma enorme vontade de lutar e batalhar pelo que desejamos. Precisamos de nos sentir motivados. A motivação pode e deve ser incentivada desde tenra idade.
Habitualmente, quando se fala em motivação infantil, pensa-se inevitavelmente nas atividades escolares, mas o conceito, nas idades mais jovens, vai muito para além da escola e do sucesso escolar. Aliás, a motivação no reforço de competências sociais quase sempre influência positivamente a componente lectiva.
Atualmente muitas crianças têm a oportunidade de desenvolver atividades extracurriculares, sendo na grande maioria dos casos, uma atividade desportiva. Estas tarefas, consideradas levianamente de lazer e diversão, são responsáveis pelo desenvolvimento de aptidões físicas e relacionais, que irão promover o aumento, manutenção e aperfeiçoamento da auto-estima e auto-percepção das suas próprias competências e habilidades.
Quando a criança se sente motivada ela ganha uma nova energia para a aprendizagem. O empenho e dedicação aumentam e, consequentemente, surge o sucesso. Para que a motivação intrínseca resulte na perfeição deve ser acompanhada com a devida intensidade e regularidade pela motivação extrínseca. Isto é, os pais e cuidadores, devem estar presentes, acompanhar e participar de forma ativa no desenvolvimento da criança. A avaliação por parte dos adultos é muito importante e o feedback deve ser transmitido sempre, de forma respeitadora e sincera. Os pontos menos positivos devem ser referenciados mas nunca evitem os elogios!
Todo este caminho constituiu uma preparação para o futuro!
Se o crescimento ocorrer com esta dinâmica, a criança irá tornar-se num adulto com auto-estima e auto-percepção das suas competências, habilidades e aptidões, podendo assim, com persistência, foco e muito trabalho atingir os seus objectivos e será com toda a certeza um adulto FELIZ e REALIZADO!

“Por detrás de cada vitória pessoal tem de estar o empenho, o sacrifício, a resiliência, a noção de que o sucesso requer muito trabalho e o talento por si só não basta.” Tarantini

No vídeo que se segue vamos ouvir o Mestre Ricardo Monteiro, jogador de futebol, mais conhecido por TARANTINI, que para além da bola tem dedicado parte do seu percurso profissional a inspirar uma geração de pessoas a transformar os seus sonhos em intenções!

O seu lema é:
Agarra-te ao teu Propósito!
SONHA. DESAFIA-TE. CONCRETIZA.

Partilhar isto:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *